sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Monitores... Como escollher? (Parte 1)

Pessoal,
Respondam-me! Quem nunca teve dúvidas na hora de comprar um monitor?
A resposta é: POUCAS PESSOAS... Isso mesmo pouquíssimas pessoas, mas sabem o por quê ?
Porque nós seres humanos racionais, visuais e outros *ais, simplesmente compramos pelo seu visual e tamanho.
Tamanho não é documento, já dizia o velho "deitado” (apanhando de um anãozinho). hehe brincadeira...
Mas é essencial que você determine o tamanho de monitor que você gostaria de adquirir.
Depois de escolhido o tamanho, existe uma séria de fatores que devemos avaliar.

Resolução:
Normalmente o tamanho do monitor determina sua resolução, porém existem as exceções, pequenos monitores com ótimas resoluções.
Nesse ponto existe um problema, monitores LCD e LED só funcionam bem na resolução nativa, o que faz com que o aparelho só tenha qualidade ótima caso seja utilizada na resolução na qual é pré-determinada, algo que não acontecia nos antigos monitores CRT (Tubo), em que poderia colocar praticamente em qualquer resolução abaixo da máxima, portanto nos monitores LCD e LED, alterar a resolução faz com haja perda da qualidade na imagem.
Mesmo problema que acontece quando acabamos de comprar nossa TV 42”Full HD e colocamos para assistir TV em canais não HD, a imagem fica péssima, sentimos até saudades das antigas TVs de Tubo.(Nem tanto)

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Diferença entre as memórias


Quando falamos em memória, a primeira coisa que pensamos é:
 - Que beleza, mais espaço para guardar meus arquivos!

Tecnicamente é isso, mas existe um porém, de qual tipo de memória estamos falando? Existe um conceito errado estipulado por alguns "técnicos", digo isso porque por experiência própria já vi pessoas concordando que ao colocar mais memória você terá mais capacidade de armazenamento de arquivos, mesmo isso sendo uma falsa imagem.
Ou pior, quando falam que quanto mais memória, mais rápido será o computador. E laiá...
Bom, vamos tentar esclarecer isso.

Algumas pessoas usam da "malandragem", para enganar seus "clientes". Mas estamos nós aqui dispostos a lhe ajudar caro amigo.

Falaremos aqui de 4 tipos de memória, na verdade 3, que são fundamentais para lhe ajudar na compra de um computador ou fazer um upgrade:

No mundo da computação existe uma hierarquia de memória bem definida, como mostra o diagrama abaixo.





Perceba acima que no topo temos os registradores e a memória cache que são memórias internas ao processador, são memórias extremamente rápidas, mas com pouca capacidade, tamanho diminuto e e com um custo extremamente elevado, veja que a hierarquia é basicamente montada em função do custo, da velocidade e da capacidade.
Abaixo temos a memória RAM com especificações medianas, porém assim como as memórias mais ao topo da pirâmide, tudo é apagado ao desligar o sistema,
No diagrama os itens que estão marcadas como energizadas diz respeito ao fato de que se ao desligar o computador perderão todas as informações, algo que não acontece no caso do disco rígido mais abaixo do diagrama, junta-se ao mesmo grupo as memórias FLASH (pen drives) e as mídias ópticas (CD, DVD, Blue Ray).

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Estabilizador, estabiliza a dor ?

Nosso amigo Tatu Catota está para comprar um computador, mas quando estava fechando a compra o vendedor Taturana, disse pra ele que ele não poderia ligar o computador direto na tomada, pois o computador é muito sensível e ele deveria levar junto um estabilizador.
Como nosso amigo não entendia nada, nos perguntou se realmente precisava comprar o tal equipamento.

E nós com o intuito de ajudar nosso amiguinho, falamos a ele: "Não faça isso!"
E ele:
"Por que não comprar um estabilizador, se todo mundo diz que tenho que comprar, pois se não vai estragar o computador?"

É aí que mora o perigo! O senso comum, formado por vários vendedores que só querem vender e vender...

É estranho que quando você compra sua TV de Plasma 60", que as vezes é muito mais cara que o seu computador pessoal, ninguém te empurra um estabilizador. O mais incrível, é que isso só acontece com os computadores no Brasil e muito mais incrível (nossa o.O) só no Brasil, onde se formou uma cultura que PC precisa de estabilizador, e Ponto Final.
Isso é o mais interessante, porque em outros países o pessoal tem problemas na rede elétrica e sobrevivem sem eles, pois estabilizador só existe no Brasil!!! (acho que eu já falei isso, mas é só no Brasil). Que infelizmente, todos querem se aproveitar de todos, onde pessoas que muitas vezes não tem acesso à informação correta ou por simples falta de conhecimento ou inocência acreditam no “papo” de vendedores que apenas querem vender seus produtos.


Mas e aí? Não precisa mesmo?

Resposta: Não! É como você levantar de sua cama pensar...
Hoje vou tomar um remedinho para dor de cabeça de tarja preta, porque no final da tarde eu acho vou que precisar, pois todo mundo me falou que uma hora e vou ter dor de cabeça, sendo que eu tenho dor nas costas...

Espantoso isso não é?


Mas de uma forma simples de explicar é exatamente isso que fazemos no momento de adquirir um estabilizador.
Vou comprar para minha casa um produto que não sei nem mesmo se vou precisar e que pode ter vários efeitos colaterais assim como os remédios tarjas pretas.

O que acontece é que levamos para nossas casas uma série de "carrapatos", os quais nada mais fazem do que sugar o nosso dinheiro.

Digo isso pelo seguinte propósito, você não precisa de nenhum outro acessório além de seu computador para ligá-lo na tomada. Basta apenas ter uma fonte de qualidade no PC.


Mas afinal, o que faz um estabilizador?

De modo fácil de entender o estabilizador não estabiliza a corrente, mais sim escolhe uma tensão disponíveis a que se encontra mais próximo de 115 Volts AC.

Esse é o problema, para fazer essa seleção é natural que essa chave seletora saia de uma posição, e somente depois, passado um tempo, curto até, atraque, faça contato com outra posição de saída, pois se não der esse espaço de tempo haverá sobreposição de tensões de diferentes valores e isso significaria colocar a saída em curto circuito, o que acontece com a fonte é que ela é desalimentada nesse intervalo de tempo, por menor que ele seja, os capacitores da fonte iniciarão um período de descarga que se continuado poderá levar a desalimentar seu PC.

Aí que vem um dos grandes motivos de não se usar um estabilizador, ele atrapalha a fonte!!
Quando o nosso amigo Tatu ficou sabendo ele ficou maluco! "Como assim atrapalha ?? Ele Não deveria ajudar ?"
Pois é atrapalha, e veja, uma fonte boa já é feita para resolver uma série de problemas de rede elétrica, no caso a fonte leva um monte de porradas do estabilizador, o que não haveria se estivesse ligado direto na tomada.


quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Cooler Maste Elite 361

A Cooler Master lançou o novo gabinete ELITE 361 Mini Tower, um gabite mais versátil que pode ser utilizado tanto na horizontal como na vertical (e até mesmo avesso... ou não).  Inclusive existem  compartimentos para Drives de CD/DVD/Blue-ray tanto na vertical como na horizontal.

Compatível com placas mãe microATX e ATX , suporta 5 HDDs, tem logo giratório, conforme a posição do gabinete (freio a disco, direção hidráulica...).

Uma pena que não tenha pintura interna, algo que dá uma certa desvalorizada no produto.

No site não há informações se vem com amortecedor para vibração do HD, mas pelo preço sugerido de U$ 39,00 , acreditamos que não exista. Se houvesse seria uma ótima opção para um gabinete para HTPC, sem gastar muito.


Para quem se interessou acesse o site e confira a novidade.
http://www.coolermaster-usa.com/product.php?product_id=3074



quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Seja Bem vindo ao Taturial!








Boa Noite Galera!!

Nós somos a Equipe do Taturial, isso mesmo TATURIAL, estamos abrindo o pouco que conhecemos para poder ajudar você Tatunalta, que tem alguma dúvida na área de Tecnologia, você que gosta de aprender, ou mesmo de passar o tempo lendo dicas e notícias na internet.

Começaremos de uma forma simples:
Quem somos?
(Pessoas com identidades secretas, as quais não poderão ser reveladas para que possamos manter nossa integridade física e metal...) Amigos que viram a necessidade de não mais um simples blog, mas um blog que realmente ajude os nossos companheiros nessa jornada tecnológica, ou simplesmente os interessados pela área.


O que é tutorial??
Tutorial: é uma ferramenta de ensino/aprendizagem, podendo ser tanto um programa de computador quanto um texto, contendo ou não imagens, que auxilia o processo de aprendizado exibindo passo a passo o funcionamento de algo. (Wikipedia)

Nossa Missão:
Levar informação, ajuda e divertimento aos nossos amigos leitores.

Sejam bem vindos.
E aguardem novas postagens.

Equipe
Taturial