quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Estabilizador, estabiliza a dor ?

Nosso amigo Tatu Catota está para comprar um computador, mas quando estava fechando a compra o vendedor Taturana, disse pra ele que ele não poderia ligar o computador direto na tomada, pois o computador é muito sensível e ele deveria levar junto um estabilizador.
Como nosso amigo não entendia nada, nos perguntou se realmente precisava comprar o tal equipamento.

E nós com o intuito de ajudar nosso amiguinho, falamos a ele: "Não faça isso!"
E ele:
"Por que não comprar um estabilizador, se todo mundo diz que tenho que comprar, pois se não vai estragar o computador?"

É aí que mora o perigo! O senso comum, formado por vários vendedores que só querem vender e vender...

É estranho que quando você compra sua TV de Plasma 60", que as vezes é muito mais cara que o seu computador pessoal, ninguém te empurra um estabilizador. O mais incrível, é que isso só acontece com os computadores no Brasil e muito mais incrível (nossa o.O) só no Brasil, onde se formou uma cultura que PC precisa de estabilizador, e Ponto Final.
Isso é o mais interessante, porque em outros países o pessoal tem problemas na rede elétrica e sobrevivem sem eles, pois estabilizador só existe no Brasil!!! (acho que eu já falei isso, mas é só no Brasil). Que infelizmente, todos querem se aproveitar de todos, onde pessoas que muitas vezes não tem acesso à informação correta ou por simples falta de conhecimento ou inocência acreditam no “papo” de vendedores que apenas querem vender seus produtos.


Mas e aí? Não precisa mesmo?

Resposta: Não! É como você levantar de sua cama pensar...
Hoje vou tomar um remedinho para dor de cabeça de tarja preta, porque no final da tarde eu acho vou que precisar, pois todo mundo me falou que uma hora e vou ter dor de cabeça, sendo que eu tenho dor nas costas...

Espantoso isso não é?


Mas de uma forma simples de explicar é exatamente isso que fazemos no momento de adquirir um estabilizador.
Vou comprar para minha casa um produto que não sei nem mesmo se vou precisar e que pode ter vários efeitos colaterais assim como os remédios tarjas pretas.

O que acontece é que levamos para nossas casas uma série de "carrapatos", os quais nada mais fazem do que sugar o nosso dinheiro.

Digo isso pelo seguinte propósito, você não precisa de nenhum outro acessório além de seu computador para ligá-lo na tomada. Basta apenas ter uma fonte de qualidade no PC.


Mas afinal, o que faz um estabilizador?

De modo fácil de entender o estabilizador não estabiliza a corrente, mais sim escolhe uma tensão disponíveis a que se encontra mais próximo de 115 Volts AC.

Esse é o problema, para fazer essa seleção é natural que essa chave seletora saia de uma posição, e somente depois, passado um tempo, curto até, atraque, faça contato com outra posição de saída, pois se não der esse espaço de tempo haverá sobreposição de tensões de diferentes valores e isso significaria colocar a saída em curto circuito, o que acontece com a fonte é que ela é desalimentada nesse intervalo de tempo, por menor que ele seja, os capacitores da fonte iniciarão um período de descarga que se continuado poderá levar a desalimentar seu PC.

Aí que vem um dos grandes motivos de não se usar um estabilizador, ele atrapalha a fonte!!
Quando o nosso amigo Tatu ficou sabendo ele ficou maluco! "Como assim atrapalha ?? Ele Não deveria ajudar ?"
Pois é atrapalha, e veja, uma fonte boa já é feita para resolver uma série de problemas de rede elétrica, no caso a fonte leva um monte de porradas do estabilizador, o que não haveria se estivesse ligado direto na tomada.



Se o estabilizador não nos auxilia na instabilidade de rede o que devemos fazer?

Uma pesquisa mais afundo você irá descobrir que existem vários problemas elétricos, e cada qual tem uma solução adequada, e a grande maioria dos problemas a fonte do computador já lida com sucesso. O Estabilizador até tem uma função, mas é extremamente específica que a probablidade de ter que usá-lo é mínima, e pelo todo problema que ele causa, é melhor ficar sem ele.

Aí que temos uma série de dispositivos que realmente podem fazer algo de útil:

No-Break

Se sua empresa tem grande incidência de queda de energia,  
a solução é aquisição de um no-break online (Onda Senoidal), que irá alimentar sua empresa por um número "x" de horas, conforme a capacidade do seu no-break. Esse tipo de no-break é sempre recomendado, mas o preço se torna quase proibitivo para a aquisição de uma pessoa comum, por isso geralmente quando falamos deles se referimos à empresas.

Já na sua casa, se tem grande incidência de queda de energia, a  aquisição de um no-break off-line(Não Senoidal ou Retangular) pode ajudar, neste caso somente para você salvar seus arquivos e trabalho e desligar normalmente seu PC. Deve-se tomar cuidado com o uso desses no-breaks pois geralmente tem estabilizador embutidos e eles por si só injetam surtos na rede.


Filtro de Linha

Se sua rede tem ruídos de tensão, a solução ideal é a aquisição de um filtro de linha com supressor de transiente, evita maiores dores de cabeça. Geralmente esses dispositivos são sempre recomendados.
Vale lembrar que aparelhos baratos, que são vendidos como filtros de linha e geralmente não são, que servem apenas para multiplicar a tomada devem ser evitadas por não oferecerem nenhum proteção além do fusível, isso quando os possuem.

Transformador ou Autotransformador


Digamos que você troque de cidade...
Saiu de Curitiba PR (110V)... e transportou todos seus eletrônicos para Caxias do Sul RS(220V). Tudo muito bem até que foi ligar seu Televisor de Plasma 60'', tela LED, BLACK PIANO.
E ele QUEIMOU...

Aí você pensa:
"Ah, que dureza, deveria ter comprado aquele estabilizador para resolver esse problema."

Bom, neste caso até pode ser útil, mas é uma péssima opção, pois o melhor mesmo é comprar um simples transformador ou autotransformador, que sua vida será resolvida e sem nenhum efeito colateral.

Lembrando que muita gente usa estabilizadores com conversão de voltagem, para fazer o papel do transformador, o que não é bom.

Ok, entendi, e então qual é o caso específico que o estabilizador serve para alguma coisa?

Se na sua casa, quando alguém for tomar banho ou ligar algum aparelho de alta potência e as luzes diminuam a intensidade de uma forma considerável e além de tudo seu computador desligar, aí sim e somente neste caso (ocorra o desligamento do aparelho) o estabilizador pode ajudar a recuperar a tensão, mas com todos os efeitos colaterais possíveis. Pois se somente abaixar as luzes, a fonte estará aguentando tranquilamente, e não precisa de mais nada para trabalhar.

Resumindo, o correto é antes de colocar um estabilizador ou qualquer componente elétrico antes do equipamento é verificar se realmente é necessário e além disso comprar uma boa fonte com FPC ativo é o melhor investimento que se possa fazer.

Sabendo disso, nosso amiguinho Catota, pegou todo o dinheiro que ia gastar em um estabilizador que só iria o prejudicar, e trocou aquela fonte simples de 30 reais que costuma vir com os computadores tradicionais por uma de R$ 200.00, cheia de recursos e protegeu seu PC como deveria de ser.
--Mas para descobrir qual a melhor fonte indicada, fique do olho no blog, pois futuramente postaremos um artigo sobre tudo que você precisa saber na hora de comprar uma boa fonte para seu PC.


Um comentário: