Pessoal,
Respondam-me! Quem nunca teve dúvidas na hora de comprar um monitor?
A resposta é: POUCAS PESSOAS... Isso mesmo pouquíssimas pessoas, mas sabem o por quê ?
Porque nós seres humanos racionais, visuais e outros *ais, simplesmente compramos pelo seu visual e tamanho.
Tamanho não é documento, já dizia o velho "deitado” (apanhando de um anãozinho). hehe brincadeira...
Mas é essencial que você determine o tamanho de monitor que você gostaria de adquirir.
Depois de escolhido o tamanho, existe uma séria de fatores que devemos avaliar.
Resolução:
Normalmente o tamanho do monitor determina sua resolução, porém existem as exceções, pequenos monitores com ótimas resoluções.
Nesse ponto existe um problema, monitores LCD e LED só funcionam bem na resolução nativa, o que faz com que o aparelho só tenha qualidade ótima caso seja utilizada na resolução na qual é pré-determinada, algo que não acontecia nos antigos monitores CRT (Tubo), em que poderia colocar praticamente em qualquer resolução abaixo da máxima, portanto nos monitores LCD e LED, alterar a resolução faz com haja perda da qualidade na imagem.
Mesmo problema que acontece quando acabamos de comprar nossa TV 42”Full HD e colocamos para assistir TV em canais não HD, a imagem fica péssima, sentimos até saudades das antigas TVs de Tubo.(Nem tanto)
Proporção:
A proporção ou "Aspect Ratio" é intimamente ligada à resolução, pois é basicamente o número de pixels que temos na horizontal pela vertical resultando no formato da tela.
Hoje a grande sacada são os monitores widescreen, o que não significa que os monitores normais (quadrados), sejam ruins.
A febre se dá devido aos filmes, que tem esse formato como padrão, nesse ponto os "wides" saem ganhando, pois eliminam as tarjas pretas em cima ou em baixo dos filmes.
As principais proporções usadas estão destacadas no desenho abaixo:
4:3
Padrão “quase quadrado” da maioria dos monitores e televisões antigos, era o rei entre os formatos até 2003.
Principais resoluções usadas:
- 640×480
- 800×600
- 1024×768
- 1152x864
- 1280x960
- 1600x1200
- 2048x1536
16:10
Apartir de 2003 começou-se a usar muito este aspecto, é muito próxima à widescreen, porém ganha um pouco na altura, foi o padrão mais vendido até 2008. É utilizada na maioria dos aparelhos da Apple.
Principais resoluções usadas:
Principais resoluções usadas:
- 960×640
- 1280×768
- 1280×800
- 1440×900
- 1680×1050
- 1920×1200
- 2560×1600
16:9
É o famoso Widescreen, é conhecido por ser os formatos de filmes e da TV Digital. Os padrões HD (720p) e FullHD (1080p) tem este formato. Apartir de 2008 a indústria vem se mobilizando para fabricar televisões e monitores neste formato, assim fazendo a padronização e reduzindo custos de fabricação.
Principais resoluções usadas:
Principais resoluções usadas:
- 1024×576
- 1280×720
- 1366×768
- 1600×900
- 1920×1080
- 2048×1152
- 2560×1440
- 3840×2160
- 4096×2304
Contraste:
É basicamente a informação que indica o qual preto e qual branco seu monitor consegue chegar e quanto tons graduais existem entre os extremos. Geralmente esse fator define o quão bom é o aparelho.
O contraste permite que você consiga definir melhor suas imagens, distinguindo bem objetos e fundo. Em ambientes escuros baixos contrastes são bem visíveis, principalmente quando o monitor tenta chegar a cor preta total, então quando maior o contraste melhor, ele é medido em proporção. Ex.:700:1 , 10.000:1
Mas é preciso muito cuidado na hora de comprar um monitor, como o marketing sempre tenta dar um jeitinho para enganar o consumidor, nas especificações do mesmo, existem dois tipos de contraste, o estático e o dinâmico.
- Constraste Estático: Constraste real do aparelho, diz exatamente o nível de graduação de cores que ele alcança, geralmente não é um número tão grande.
- Constraste Dinâmico: Este deve-se tomar cuidado, sempre são números grandes para impressionar, mas na verdade é um "xunxo", feito pelos fabricantes, para que os aparelhos alcancem maior graduação de cores, porém o que acontece é que a iluminação do monitor é aumentada ou diminuida dependendo da necessidade, assim para chegar no preto mais preto, diminui a iluminação, já no branco é feito o oposto, só que isso so serve para cenas muito escuras ou muito claras, pois quando precisa-se das duas cores em alto contraste, quem manda mesmo é o contraste estático.
Continua...
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