terça-feira, 20 de março de 2012

Monitores... Como escollher? (Parte 2)

Brilho:

O fator brilho é definido por uma candela por metro quadrado, se você tem a intenção de utilizar nas atividades cotidianas como Internet e trabalho em documentos de texto ou planilhas, um monitor de 200 a 250 cd/m2 é idéal, pois muito brilho cansa a vista.
Caso sua intenção for games e filmes procure um modelo em torno de 300 cd/m2.
Vale lembrar que os monitores LED são campeões em brilho.


Tempo de Resposta

Com a chegada dos monitores LCD e LED, acrescentou-se mais uma variável na hora da escolha de um monitor. Essa informação nada mais é do tempo que os pixels do monitor demoram para mudar de estado.
O tempo de resposta é medido em milisegundos, e quanto menor, melhor, aliás essa informação é muítissimo importante para quem vai usar o monitor para jogos, na qual é recomendado um tempo de resposta inferior à 5ms, sendo o ideal 2ms.
Monitores com tempo de resposta muito alto, causam o famoso efeito ghost, que dá a impressão em que o a imagem em movimento possui uma sombra.

Painel
 
Quem nunca tentou ver um monitor de lado e viu que imagem ficou mais escura ou mais clara de acordo com o ângulo de visão ?
Pois é, esse incômodo acontece por causa do painel utilizado no monitor, no caso isso acontece porque o monitor possui painel TN (Twisted Nematic), esse tipo de painel é o mais comum no mercado de monitores.

Outra opção é o painel IPS(In Plane Switching), tecnologia em que as propriedades da imagem não é alterada se alterado o ângulo de visão, além disso os painéis IPS alcançam um maior número de cores, pois trabalham com 8 bits, enquanto uma boa parte dos TNs ainda trabalham com 6 bits.
Porém nem tudo são flores, se por um lado o IPS tem um ótimo ângulo de visão, ele possui um péssimo tempo de resposta, algo que anda diminuindo com o tempo mas ainda não chega perto do tempo de resposta dos painéis TN.
Então, voltando ao que foi dito acima, se a preferência é jogos, e você é um jogado do tipo hardcore, o melhor é escolher um painel TN, caso contrário o IPS é uma ótima pedida, porém se tem-se um preço a se pagar por ter um ângulo de visão melhor.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Por que quando compramos um HD ele nunca vem com a capacidade informada?

Alguém já se perguntou o porque de quando compramos um HD de um tamanho e ao instalarmos na máquina aparece sempre menos?
Isso acontece porque ao adquirirmos um equipamento de memória para armazenamento acima de 1GB, ele nos é vendido em GB comercial e não em GB reais.
É que nossos amigos fabricantes consideram que cada 1 GB é respectivamente 1.000.000.000 Bytes, quando na verdade deveria ser 1.073.741.824 Bytes, ou seja eles fazem uma conversão "porca" pra escala decimal, que é mais palpável para nós seres humanos, como diz a teoria dos dez dedos (Tá ok, o nosso molusco presidenciável também entra nesta regra apesar de não se encaixar totalmente)